Dá gosto de ver

Ontem produzi e enviei um artigo sobre a dengue no Brasil ao OhmyNews International.

Hoje, ao acessar a área do Repórter Desk, percebi que o status dele ainda era “Saengnamu” (do coreano, “lenha verde não faz fogo” ou artigo ainda não publicado).

Sempre achei bacana esse lance do colaborador poder acompanhar o que é feito de seu trabalho enquanto ainda não foi publicado.

Eis que, ao acessar a página da minha matéria, encontro meu trabalho já com algumas alterações feitas pela redação e a seguinte nota no topo da página: “This article is only lightly edited“.

Percebam o CUIDADO com que a edição é tratada. Cuidado não apenas com o cidadão repórter que quer saber, naturalmente, o que foi feito de seu texto, mas também com o internauta que caiu de pára-quedas naquela página ainda não totalmente finalizada.

ISSO é trabalho JORNALÍSTICO. Isso é RESPEITO com o colaborador.

É por esses e outros detalhes que existe uma diferença gritante entre o OhmyNews e tantas iniciativas de jornalismo colaborativo. Por aí consigo identificar o tal DNA de veículos que nasceram na cultura digital.

About Ana Brambilla

Sou jornalista, me interesso por processos colaborativos em mídias digitais, nasci em Porto Alegre, moro aqui mas amo São Paulo ^.^
This entry was posted in Jornalismo Colaborativo. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>