Dá gosto de ver

Ontem produzi e enviei um artigo sobre a dengue no Brasil ao OhmyNews International.

Hoje, ao acessar a área do Repórter Desk, percebi que o status dele ainda era “Saengnamu” (do coreano, “lenha verde não faz fogo” ou artigo ainda não publicado).

Sempre achei bacana esse lance do colaborador poder acompanhar o que é feito de seu trabalho enquanto ainda não foi publicado.

Eis que, ao acessar a página da minha matéria, encontro meu trabalho já com algumas alterações feitas pela redação e a seguinte nota no topo da página: “This article is only lightly edited“.

Percebam o CUIDADO com que a edição é tratada. Cuidado não apenas com o cidadão repórter que quer saber, naturalmente, o que foi feito de seu texto, mas também com o internauta que caiu de pára-quedas naquela página ainda não totalmente finalizada.

ISSO é trabalho JORNALÍSTICO. Isso é RESPEITO com o colaborador.

É por esses e outros detalhes que existe uma diferença gritante entre o OhmyNews e tantas iniciativas de jornalismo colaborativo. Por aí consigo identificar o tal DNA de veículos que nasceram na cultura digital.

About Ana Brambilla

Sou jornalista, doutoranda em jornalismo e mídias sociais, nasci em Porto Alegre, amo São Paulo e moro em Buenos Aires ^.^
This entry was posted in Jornalismo Colaborativo. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>